Esportistas amadores ou profissionais

Se você está visitando nossa página e especificamente este conteúdo, posso dizer que você é alguém diferente, alguém que tem o interesse de melhorar sempre, se desenvolvendo pessoalmente e explorando o que você tem de melhor. Por que sei disso? Porque é assim que age a grande maioria dos atletas ou pessoas que compreendem de forma geral como melhorar seu desempenho, seja físico ou mental.

Explorar o que você tem de melhor, descobrir coisas novas em você, saber que existe muito a se conhecer como ser humano é fascinante, é desafiador.

Um atleta tem em suas motivações de treino o aperfeiçoamento de suas capacidades, ele deseja aumentar sua performance para melhorar seus resultados.

Existe uma preocupação constante em treinar dia após dia, para chegar a alta performance, treinando suas capacidades físicas, sua técnica e a melhora do seu rendimento tático.  

O treinamento físico é para o ganho de condicionamento de suas valências físicas, como força, resistência, flexibilidade, melhora nos níveis metabólicos das condições aeróbicas e anaeróbicas.

O treinamento técnico, trabalha o aperfeiçoamento dos fundamentos gestuais do jogo ou da prova, desenvolve novas habilidades, cria padrão motor para respostas rápidas dos movimentos.

O treinamento tático, elabora estratégias para vencer o jogo ou aumenta o rendimento nas provas no que diz respeito as regras e como melhorar os resultados a partir delas.

Você deve estar pensando, “vida dura de um atleta!”. Sim, não é fácil essa rotina, e mesmo você, que talvez não seja um atleta, mas que é um desportista e curti se colocar em um desafio, fazer uma rústica desafiando seu próprio tempo, participa de alguns torneios ou competições amadoras, você também, de maneira menos intensa, vive essa mesma rotina.

Também treina fisicamente, técnica e taticamente. Mas o que até agora eu não falei é algo que vai influenciar diretamente tudo isso, algo que parece não ser a preocupação dos atletas e desportista. A sua psicologia! Como lidar com os fatores anímicos que colocam tudo a perder, todo os treinamentos, todo dia a dia, a rotina.

Nossa psicologia é o que determina em 100% dos casos o quanto posso usar de todo o meu potencial treinado. Um jogador de futebol treina durante um bom tempo da sua carreira para ter a oportunidade de chegar à frente do gol, só ele e o goleiro e fazer o seu gol, o ápice do jogo, mas muitas vezes não é o que acontece. Um percentual muito grande de jogadores relata que os fatores emocionais influenciaram diretamente no seu desempenho.

Então seria possível treinar a nossa mente para um melhor desempenho emocional? Felizmente não há necessidade! Não treinamos nossa mente, é mais simples que isso. O que você deve entender é a dinâmica psicológica que cria sua realidade, momento a momento e a partir disso vai perceber o princípio que cria sua experiência de vida.

Na Psicologia atual se trabalha muitas técnicas para auto controle, você deve dominar a sua mente. Aqui no Instituto Innspira não trabalhamos dessa maneira, bem pelo contrário, vamos te ensinar a entender seu funcionamento natural, vamos descrever e elevar seu nível de compreensão de si mesmo. Você não veio com um manual de instruções para entender previamente algumas coisas, mas sim, veio com uma sabedoria inata que conduz e regula toda sua experiência humana.

Um atleta de alto nível terá suas capacidades afetadas em um estado mental turbulento e isso determinará seus resultados. Uma mente livre com um nível de consciência alto, não precisa de controle, ela instintivamente toma as melhores decisões sem interferência exterior, ela vive alinhada aos seus propósitos e a alta performance se dá naturalmente.

“Eu era um trem desgovernado. Eu era como uma bomba-relógio, esperando para explodir. Eu não tinha autoestima. Houve momentos em que eu não queria estar aqui. Aquilo não era bom. Eu me sentia perdido. Estou feliz com a forma como tudo acabou. Fiquei orgulhoso do trabalho nos últimos dois anos para ser capaz de chegar onde estou hoje.” Michael Phelps após as olimpíadas no Brasil em 2016.

Ao longo dos mais de 20 anos em que se dedicou às piscinas, conquistou nada mais nada menos do que 28 medalhas, sendo 23 de ouro, e quebrou 37 recordes mundiais.

Independente do nível do atleta todo o ser humano funciona psicologicamente da mesma forma, e a diferença do sucesso é o quanto você entende a sua natureza.( Elvis Cardoso, Coach, Personal Training, Graduado como Educador Físico e pós Graduando em Psicologia do Esporte e Sócio Consultor do Instituto Innspira.)